Case: Due Diligence Ambiental para investimento no setor florestal brasileiro

Projetos e serviços ->  Licenciamento ambiental

 

Due Diligence Ambiental para investimento no setor florestal brasileiro

 

Um dos maiores e mais importante gestores de investimentos florestais do mundo, interessado em investir no setor de reflorestamento brasileiro – especificamente em propriedades localizadas nos estados do Mato Grosso e Minas Gerais de uma terceira empresa de reflorestamento –, estabeleceu uma parceria com a Céleres Ambiental para que a consultoria avaliasse e apontasse os principais pontos críticos e relevantes existentes nas propriedades em relação ao cumprimento de normas e lei ambientais. A parceria foi viabilizada a partir da indicação de outros clientes da Céleres Ambiental, que já usufruíram dos bons resultados trazidos pela Due Diligence Ambiental (DDA) realizada pela consultoria.

A equipe multidisciplinar da Céleres Ambiental realizou, por meio de metodologia própria, o diagnóstico documental, de imagens/mapas, das bases de dados federais e estaduais e vistoria in loco nas propriedades destinadas a receberem o investimento, no intuito de identificar os riscos, as restrições, os impeditivos e passivos ambientais, de quantificar o valor de tais responsabilidades civis ambientais para o contingenciamento do passivo, de identificar providências para a eliminação ou minimização dos riscos ambientais identificados e de determinar a melhor estratégia de estruturação da transação quanto a responsabilidades ambientais.

Os resultados da Due Diligence Ambiental realizado pela Céleres Ambiental subsidiaram o gestor de investimento florestal na decisão de investir em determinada propriedade, considerando a classificação dos passivos identificados e a viabilidade/custo-benefício de sua reparação/mitigação. Com base no relatório de resultados elaborado pela Céleres Ambiental, o gestor de investimento florestal optou por focar seus investimentos em determinadas propriedades, em detrimento de outras. Esse investimento, impulsionado pelos resultados trazidos pela DDA, propiciou um novo ciclo de crescimento da empresa receptora do investimento.