O monitoramento ambiental pode ser definido como um processo de coleta de dados, estudo e acompanhamento contínuo e sistemático das variáveis ambientais, com o intuito de identificar e avaliar, qualitativa e quantitativamente, as condições dos recursos naturais em um determinado momento, assim como as tendências em longo prazo.
Fornece informações sobre os fatores que influenciam o estado de conservação, preservação, degradação e recuperação ambiental da região avaliada, também subsidia medidas de planejamento, controle, recuperação, preservação e conservação do ambiente em estudo.
O monitoramento ambiental é uma importante ferramenta para a administração dos recursos naturais, oferecendo conhecimento e informações básicas para compreender os sistemas ambientais e para dar suporte às políticas ambientais.
Estes monitoramentos consistem num conjunto de observações e medições de parâmetros ambientais, de modo contínuo ou frequente, podendo ser usados para controle de determinados aspectos ambientais (água, ar, ruídos, etc). Por meio de medições frequentes, verifica-se a conformidade ou não com os requisitos legais e/ou operacionais.
Os programas de monitoramento de fauna e flora avaliam o status da biodiversidade em determinada área e monitoram os impactos potenciais que o empreendimento possa causar sobre a biota. O monitoramento em áreas de instalação de empreendimentos é uma importante ferramenta para assegurar a conservação da fauna e de seus habitats nestes locais, na busca do desenvolvimento sustentável.