Regularização ambiental de usina sucroalcooleira
Para ingressar e atuar no mercado mundial de álcool que, à época (2007), estava em pleno crescimento, o empreendedor necessitava de parceria com uma consultoria para que conduzisse, de forma ágil e segura, a regularização ambiental das atividades a serem desenvolvidas no parque industrial do empreendimento, localizado em município no Triângulo Mineiro (MG).
A equipe multidisciplinar da Céleres Ambiental conduziu todo o processo de regularização ambiental da usina, desde a avaliação da viabilidade de implantação do empreendimento e da definição do melhor local para a instalação do parque industrial da usina até a obtenção, por parte do empreendimento, da licença de operação para a produção de álcool e geração de bioeletricidade sucroenergética.
O relacionamento entre a Céleres Ambiental e o empreendimento foi um sucesso. Os estudos foram elaborados de forma a prover um prognóstico assertivo dos eventuais impactos ambientais decorrentes das atividades do empreendimento, culminando na inexistência de solicitação de informações complementares e de autuações por parte dos órgãos ambientais e públicos relacionados ao licenciamento ambiental.
Com isso, a Céleres Ambiental e a usina estabeleceram novas parcerias, em duas outras ocasiões, para que a consultoria conduzisse a regularização ambiental de ampliações, em períodos distintos, da capacidade produtiva do empreendimento.
A primeira ampliação já está regularizada, por meio da obtenção da Licença de Operação, e os estudos referentes à segunda ampliação estão em análise no órgão ambiental competente. A Céleres Ambiental focou seus esforços na implantação de uma cultura de ação preventiva em relação aos riscos ambientais, conferindo ao cliente uma postura responsável.